24 de mai. de 2010

Primeira exibição do Projeto promoveu mudança de forma positiva na rotina dos estudantes

O céu cheio de estrelas e o clima animado do Ambiente acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram o cenário da primeira exibição do Projeto “Cine Olho Vivo” que aconteceu nesta sexta-feira (21/05). Com os rostos iluminados pela luz do projetor cinematográfico, os participantes puderam assistir aos filmes brasileiros “O crime da Imagem” e “Cinema, Aspirinas e Urubus” e debater sobre questões pertinentes no cenário social brasileiro.

“O que vai acontecer aqui na pracinha?”, se perguntavam as pessoas que passavam em frente ao local das exibições e nunca tinham presenciado a utilização do espaço, conhecido como pracinha do RU, para tal realização. Utilizada para conversas e encontros animados, a Praça foi adaptada com a tela branca e as cadeiras para a projeção que contou com um público grande para o projeto que acabara de começar. “Esse local é muito bom para exibições. A ideia de transferir as exibições do ‘Cine Olho Vivo’ para futura Tenda Cultural da Ufal deve ser repensada” afirmou a Professora Ruth que contribui para a realização das exibições.

O filme “O Crime da Imagem”, curta metragem pernambucano que fala sobre a vida “sagrada” e “profana” de Antônio Conselheiro, abriu a conversa da noite, que foi alimentada pelos comentários regados de questionamentos sobre os modelos sociais existentes e a construção de estruturas marcadas pela desigualdade social e o baixo nível de acesso aos bens comuns. O último filme da exibição,“Cinema, Aspirinas e Urubus”, longa marcado pela fotografia amarelada e bem feita, também enriqueceu o debate, finalizando a programação do primeiro encontro.

“Gostei muito da atividade, estava cheia de gente. Se o primeiro foi assim, o restante vai ser muito melhor”, comentou animada Elaine Gonzaga, estudante de Comunicação que passou rapidamente pelo espaço, mas ficou feliz com a iniciativa do projeto.

O coletivo, que pretende manter as projeções nas sextas em um periodo quinzenal, realiza sua proxima atividade no dia 4 de junho, às 17h, com os filmes “Vida Maria” e “Narradores de Javé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário