18 de mai. de 2010

Ufal Recebe a primeira exibição do Projeto Cine Olho Vivo




O cinema, importante instrumento de transformação social, ganha projeção dentro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta sexta-feira (21), a partir das 17h, com a primeira exibição do Projeto “Cine Olho Vivo”. O coletivo, selecionado pelo programa de Vivência de Artes na Ufal realizado pela Pro-Reitoria Estudantil (Proest), inicia suas atividades com os filmes brasileiros “O crime da Imagem” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”.



As exibições, gratuitas, acontecem dentro do Campus AC. Simões, na praça de convivência localizada ao lado do Restaurante Universitário (RU), por possuir amplo espaço e ser aberta, proporcionando assim um clima agradável para os debates e a participação de todos.



“Nossa vontade é que nós, estudantes, tenhamos mais contato com os filmes que possuem um caráter mais crítico, tentando unir o cinema a formação acadêmica dentro da Universidade”, explica Carlos Eduardo Ávila, estudante de Ciências Sociais. Segundo o grupo, os filmes inseridos nas programações são escolhidos através de consultas e precisam ter os direitos de exibição garantidos. “Procuramos parcerias para conquistar a exibição sem problemas”, salienta o grupo, que firmou parceria com Cine ArtPouplar, Sesc, SESI e Programadora Brasil.



Sinopse dos Filmes



O Crime da Imagem. Viagem simulada por um sertanejo desconfiado da fidelidade da esposa tem desfecho trágico. Episódio lendário sobre Antônio Conselheiro, antes de se tornar um líder político-místico-religioso.



Cinema, aspirinas e Urubus. 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da Guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que já haviam conhecido o cinema, para vender um remédio “milagroso”. Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre



SERVIÇO



Cine Olho Vivo
Filmes: O crime da Imagem e Cinema, Aspirinas e Urubus
Local: Ufal (Praça do Restaurante Universitário)
Data: 21 de maio (sexta-feira)
Horário: 17h
Ingressos: GRATUITO
Mais informações: (82)8869.9182 Cadu Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário